Tuesday 17 August 2010

O Inicio da busca na Italia

Cheguei na Italia inicialmente para fazer meu mestrado. A ideia da cidadania era minha missao principal, estudo dava um jeito.

Com um pouco de pesquisa na internet, vi como os principais passos de como procurar os documentos de seu bisnonno na Italia. Como sabia que ele era do veneto, fui direto aos Arquivos Historicos provinciais ( em italiano Archivi di Stati).



Os arquivos provinciais, na regiao do veneto, conservam documentaçao de alistamento militar (Lista di Leva) da provincia, isto è, de todas as cidades pertencentes a provincia. No seculo XIX, no veneto o alistamento era feito quando o pià era recem nascido (Ja na Lombardia por exemplo, era quando o camarada fazia 17 anos). Este è o documento mais utilizado para descobrir a origem do seu ancestral. Procurando no ano do "mandamento", ou seja, com o ano de nascimento, se conseguir achar o registro do camarada, ali diz qual COMUNE ele nasceu e o nome dos pais. Ae è andar a comune, pedir a certidao de nascimento ou batismo numa das igrejas da cidade e correr pro abraço...

Tudo bonito, ae começam os problemas: O Veneto passou a fazer parte da Italia a partir de 1866, porèm aderiu ao modelo de registros somente a partir de setembro de 1871. Ou seja: se teu nonno nasceu antes disso, tem que procurar o camarada nas milhares de igrejas da regiao (calma, sempre tem uma maneira otimizada que ja explicarei).

As listas de Leva tambem vao no embalo da bagunça: cada arquivo provincial conserva documentos começando em epocas diversas. Treviso tem registros a partir de 1874. Vicenza a partir de 1848, Verona a partir de 1862. Se o camarada era de Belluno, ae soh a partir de 1900 e poucos. Verifique neste link o acervo de cada arquivo provincial Aqui.

Alguns arquivos provinciais estao trabalhando na digitalizaçao destes documentos. Ali se pode fazer uma pesquisa por nome/sobrenome rapidinho via internet. Citarei o de Padova e Treviso. Faz um google ae para achar o link. Ja outros como Vicenza e Verona, tem q olhar os livros mesmo. E sao grandes, contem o nome e dados todos os bebes machos nascidos na provincia naquele ano (em teoria).


Bom, falando sobre o meu caso: dirigi-mi ao arquivo de treviso. La chegando um certo senhor Zanchetta me disse q o tal sobrenome Bortolomiol era tipico de uma comune no norte de Treviso. Uma comune chamado Valdobbiadene (haverà um post futuro sobre esse lugar). Fui ali e nao obtive sucesso. Continuei a procurar nos arquivos de Vicenza, Belluno, Padova, Venezia e Verona. NAAAADA. Nem rastro do camarada, nem de possiveis irmaos...

Tudo isto me levou a uma teoria que depois me foi confirmada: nem todos os pais inscreviam os filhos nas listas de leva. Ou seja, como sou sortudo, meu tatatata--ravo nao o fez. Entao me restaria 2 opçoes: olhar igreja por igreja ou comune por comune. Os proximos posts falarao sobre essas 2 opçoes, que por sinal, eu fiz...

a più tardi




13 comments:

  1. Sou João Amauri Geronasso, nesta lista abençoada encontre o nome do meu bisavo depois de ir a Italia e não emcontrar apoio de ninguem, como aconteceu com busca de Pietro Mioli.
    Quem não encontrar nessa lista de navios o seu Nonno não perca as esperança por um dia todos nós nos veramos face a face.
    meu Eterno agredecimento
    João Amauri

    ReplyDelete
  2. Eu não se qual o nome do navio que meu bisavô veio , assim fica difícil! O sobrenome dele e Schiavo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Schiavo ou schiavi ?
      Porque se for schiavi EU tenho noticias ! Ok

      Delete
  3. https://descendentesitaliabrasil.blogspot.it
    Se vcs precisam Dê ajuda aqui da Italia ,me contatem !

    ReplyDelete
    Replies
    1. Preciso confirmar o nascimento e certidão do meu avo LUIGI SAPORITO 06/01/1879 na COMUNNE DE MESORACA - PROVINCIA DE CROTONE - CALABRIA, FILHO DE GIUSUPPE SAPORITO e GIOVANNINA FRANCESCA SAPORITO.
      De que forma você pode ajudar? Aguardo noticias a respeito. Muito obrigado

      Delete
  4. nao sei nome do navio nem data que meu bisavo chegou ao Brasil sobrenome é Mercanti

    ReplyDelete
  5. Olá, preciso de ajuda para encontrar os dados dos meus tataravos que são da Itália e vieram para cá em um navio desembarcando no porto de Santos entre 1898 á 1905 ... Seus nomes completos eram Concetta Castaldi e João Izzo.
    Se tiver alguma informação, poderia me enviar por email: taina_penha@hotmail.com

    ReplyDelete
  6. Olá. Ñ sei o nome do navio que meu avô desembarcou aqui no Brasil. DATA chegada 14/8/1929.
    Sobrenome Coppi
    Leone Coppi nome do meu avô
    Meu bisavô se chamava Guido Coppi

    ReplyDelete
  7. Estou vivendo a história bem parecida com a sua, minha bisavó nasceu em Pieve del Soligo veio para o Brasil pequena antes da guerra. Para minha tristeza o Comune foi destruido no conflito e os registros da minha bisavó também.

    ReplyDelete
  8. Meu marido precisa do nome dos bisavo dele e ele nao sabe o certo ele era do navio madeira navasse vapor africa o sobrenome dele é santana precisamos de certidoes que comprovem que eles veio da italia pra ca eles tinha uma santa com o nome escrito sant'anna eu sei onde se localiza a santa mais nao sabemos sobre as sertidoes obrigada nos ajude meu email é: jessicasantanajs27112524@gmail.com
    Obrigada aguardo e se nao me engano ele chegou em 1882

    ReplyDelete
  9. Olá meu nome e Denis venho atravez deste a procura da localização dos documentos da minha bisavó PADOVANI MARIANNA filia de PADOVANI BASILIO E ANNA MARIA.



    ATT.




    DENIS RUESCAS

    ReplyDelete
  10. Oi ótimo poste porém ainda não sei como fazer estando aqui no Brasil para achar o Natale Grigoletto que trouxe o Nonô com 14 ano Antonio Grigoletto, os da qui já tenho tudo até o do Nonô porém só sabemos que veio de Belluno, lutou na guerra e veio assim que acabou.

    ReplyDelete
  11. Oi ótimo poste porém ainda não sei como fazer estando aqui no Brasil para achar o Natale Grigoletto que trouxe o Nonô com 14 ano Antonio Grigoletto, os da qui já tenho tudo até o do Nonô porém só sabemos que veio de Belluno, lutou na guerra e veio assim que acabou.

    ReplyDelete