Saturday 6 April 2013

Ecco Pietro Bortolamiol, nato a San Pietro di Barbozza(TV)




Boas novas companheiros!!! Essa páscoa foi realmente especial: finalmente depois de 6 anos descobri com certeza, o paradeiro do meu tetranonno Pietro, seu sobrenome e onde nascera. Primeiramente quero publicamente agradecer a um grande pesquisador e amigo que me ajudou nesta tarefa, sem a ajuda do Cesar ainda estaria no limbo. Mas então, encontrei a certidão de nascimento dele? Como descobri onde ele nasceu?

Bem, no ultimo Agosto/2012 o FamilySearch, site de genealogia mantido pela igreja dos mórmons, publicou online um importante arquivo: "Tribunale di Treviso - Stato Civile della Provincia di Treviso (1871-1941)". Este catálogo online contem uma copia dos livros dos anagrafi ( como os nossos cartorios ) escaneados de praticamente toda a provincia de Treviso no período que a maioria dos nossos nonnos nasceram ou casaram. No momento ele ainda está incompleto, como relata o site do Archivio di Stato di Treviso:
Il sito propone le immagini digitallizzate dei registri degli atti di nascita, di matrimonio, morte compilati dagli ufficiali delo Stato civile dei Comuni della Provincia di Treviso (tali registri erano compilati in due esemplari: uno di essi era conservato presso l'Archivio del Comune, l'altro era depositato presso il Tribunale della città capoluogo di Provincia). Il progetto di digitalizzazione è in corso. Oltre alla possibilità di visionare le immagini, sarà, in un secondo momento, disponibile una maschera di ricerca.
Quem estiver procurando pelos nonnos e só sabe que vieram de treviso, não perca tempo, este é o link da salvação:  Catalogo online Tribunale di Treviso - Stato Civile

Fuçando alí achei alguns registros da comune de San Pietro di Barbozza. Como mencionei num post anterior, San Pietro era uma comune até 1929 quando foi então anexada a comune de Valdobbiadene. Ali procurei por bortolomiol e zilli, pois sabia que os nomes dos pais do meu tataravo eram giovanni e maria zilli, de acordo com os documentos no brasil. E Bingo! A primeira coisa que encontrei foi a certidão de óbito da minha pentanonna, chamada Marina Zilli em 1887. Alí tambem constava o nome dos pais e do marido, meu pentavô Giovanni Bortolamiol:

Depois de achar esse registro da Marina, achei outros tres irmao do Pietro:

  • Luigi (1866): encontrei a certidão de óbito em 1876. Faleceu com apenas 10 anos
  • Giuseppe (1869): encontrei duas certidões de casamento. primeiro em 1894 declarando o pai Giovanni ainda vivo; uma segunda em 1901 enviada de Kupferdreh, Alemanha onde o Giuseppe provavelemte se mudou para lá no fim do século.
  • Genoveffa( 1876): encontrei a certidão de nascimento e casamento dela. Parece ter sido a única da familia que ficou por ali.
Alem disso, encontrei um tio do Pietro, chamado Luigi... esse parece que também vivera ali.


Buena, esta é a prova que estive tanto tempo procurando. Primeiro, sim o Pietro com certeza nasceu ali em San Pietro de Barbozza, pois a familia dos pais nasceu e morreu por ali. Segundo, o sobrenome real é BORTOLAMIOL. Era uma suspeita minha que se confirmou, pois o pietro quase sempre era declarado como Pietro Bortolo Mioli no Brasil.

Mais ainda, fuçando nos registros vi que todo esses Bortolamiol eram "muratore", ou seja, pedreiros. Isso explica o fato do Pietro não ser agricultor la na colonia mas sim ser... pedreiro, quack!

Mas e o Pietro??? Ah pois é, o homem ainda é dificil... O meu amigo Cesar encontrou um registro de casamento do filho do Pietro, Bellino, constando a data de nascimento dos pais. Ali declarado como Pietro Bortolo Mioli, nascido em 28/06/1872. Sim, 1872... teoricamente os registros não estariam mais sob tutela das paróquias mas sim das comunes....era o que eu queria, feito! ( PS, conforme minha tia-avo tinha dito, realmente parece que o pietro nasceu no dia de san pietro, mais um boato confirmado)

Porém olhando os livros online, no momento no ano de 1872 o livro está incompleto, começando os registros em Agosto de 1872. Não sei se o livro foi extraviado ou apenas não escaneado ainda pelo Family Search. Que coisa hein!  Agora vou tentar contatar alguem por Valdobbiadene para poder verificar a presença do pietro nos livros de lá, fazer o que der...

Um grande nó desatado, tenho um sentimento que a procura está perto do fim...

Pra fechar esse post, achei essa foto no livro sobre o barão, provavelmente datada de 1932 e reconheci todas as cabeças ali, a famosa familia.. Alias, se tu és Mioli ou Miolli, com origem do barão do triunfo, RS, renomeie para BORTOLAMIOL:

Da esquerda para a direita: João, Dorin, Pietro, Bellino, José Ciolla, João Bonato e Marco Bonato


 Saluti a tutti

4 comments:

  1. É isso aí garoto! Enfim, a estória vai se tornando história... Fico feliz, muito feliz. "In bocca al lupo" !!!

    ReplyDelete
  2. Fiquei muito emocionada e feliz com essa notícia!Você merece essas informações pois a listagens de Navios está
    "bombando na web"...rsrs e ajudando muita gente a encontrar
    seus antepassados imigrantes.Semelhante emoção eu tive ao
    encontrar os meus,nos magnifícos Arquivos recentemente digitalizados pelos Mórmons!Todos os Arquivos´da Europa Continental,incluindo várias Províncias italianas se encontram disponíveis em:
    https://familysearch.org/search/collection/list#page=1&region=EUROPE
    Em alguns Comuni Italianos os documentos estão misturados e não é facil a leitura manuscrita,mesmo assim,sou gratíssima a esses voluntários que com tanto trabalho colocam à nossa disposição essas preciosidades.Tomara que agora encontre a tão sonhada certidão em San Pietro di Barbozza!Auguri!

    ReplyDelete
  3. Que incrível ..muito emocionante toda sua procura..estou em um verdadeiro dilema tbm, para encontrar o registro do meu bisnono na Itália..já encontrei o registro dos filhos, mas não consta o mome e data de nascimento dos meu bisnonos, nem o nome dos seus pais (meus trinonos)..achei os registros no famulyserch tbm...e vamos que vamos!! Cada pesquisa uma nova surpresa.

    ReplyDelete