Friday 18 June 2010

O meu Albero Genealogico

A primeira coisa que eu fiz, e creio que muita gente o faz tambem quando começa a fazer o processo de cidadania, é redescobrir o passado. Na minha famìlia, infelizmente ninguem hoje vivo conhece a historia dos nonnos italianos.
Por pura ignorancia (no sentido literal) ou màs recordaçoes, uma historia incrivel ainda hoje a nòs foi esquecida no tempo. Minha mae diz que as nonnas eram de Vicenza. Vagas lembranças contados pela Tia Anita do Barao me levaram a crer que o tal Mioli era do veneto, talvez Venezia. Depois falando com alguns Miolli (os com 2 LL) de Camaqua, mais algumas historias sobre o camarada, mas nenhuma informaçao da procedencia. Ah, encontrei uma foto da familia datada de 1918:

Em Pé: Maria, Antonio, Eliseo ou Bellino, Joao(Giovanni), Eliseo ou Bellino
Sentados: José Ciolli(Filho da Elisa), Elisa Fantin, o Tal Pietro, Genoeffa


Um capitulo a parte, relato aqui algumas das historias que escutei. Me disseram que o tal Pietro...
  • ... se comunicava via carta com a Familia dele da Italia. O incrivel que estas cartas foram extraviadas, jogadas fora.
  • ... era pedreiro. Na verdade, comprovei isso vendo na colonia antigo as "pipas" que ele fez de concreto... Alem, que ele trabalhou na construçao da catedral de Porto Alegre e que ele fez varias pontes da redondeza.
  • ... era musico. Tocava na banda da cidade e tal.
  • ... uma vez ganhou na loteria e sumiu. Queria debandear de volta pra Italia, deixando a familia toda com filhos pequenos aqui. E se deu mal em Santos porque nao tinha o passaporte, voltou com o rabo no meio das pernas...

Ali mesmo no Barao, escutei falar de um livro sobre a historia da cidade. Um certo Leandro Fallavena da Rocha escreveu um livro baseado nas memorias dos primeiros imigrantes italianos, especialmente de Cesare Tassinari. Procurei e lì o tal livro entao na esperança de achar algo. Obviamente, nada sobre os Mioli.


Nao havendo historia dita, procuramos a historia escrita. Como sabia que o camarada Mioli morou e passou boa parte da vida no Barao do Triunfo, fui direto para o cartòrio da cidade. O cartorio do Barao è bem antigo, datado de 1876. Com uma assistencia importante do amigavel pessoal do cartorio, encontrei o registro de nascimento de quase todos os filhos do Pietro (exceto ,obviamente, meu bisavo Joao Mioli ), assim como casamentos, òbitos de toda a familia atè chegar na minha mae. Isto era muita sorte, achar tudo assim facil facil no mesmo lugar...

Com essas informaçao, construi a minha arvore geneologica:




E foi com os dados do cartòrio do Barao do Triunfo que as coisas complicaram: alguns filhos eram registrados como Mioli, outros como Miolli (2 L). E, especialmente, na certidao de Francisco Mioli, estava declarado como Bortolomiol e ainda dizia sobre a paternidade "natural de Treviso". Vendo o nome do pai dele declarado como avo paterno Giovanni Bortolo Mioli e o Pietro tambem como "Bortolo Mioli", cheguei a conclusao que o segundo nome e o sobrenome eram originalmente juntos: Bortolomiol. Faz sentido, è uma familia sitiada em Treviso.

Assim, achei que tava com a faca e queijo na mao: o sobrenome certo seria Bortolomiol e ainda por cima sabia que era de Treviso. Com essas informaçoes, parti para Italia.

16 comments:

  1. Bom dia, tudo bem?

    Também estou nessa busca por algumas informações da familia, porém, a minha é Tassinari.

    Vi que fala do livro de Leandro Fallavena da Rocha
    que fala sobre os imigrantes italianos, tu sabes me dizer como consigo este livro também?

    Se tiver alguma informação, por favor, mande para tobiss@gmail.com

    Muito Obrigado,
    Abraço

    Tobias Tassinari

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Tobias,

      Tudo bem tche, desculpa pelo longo tempo em responder.
      Ja encontraste as informações sobre tua familia? Os tassinari do sul são todos descendentes de Cesare Tassinari que nasceu na comune de Cento, provincia de Ferrara. Diz aí se precisar alguma ajuda. Abraço

      Delete
    2. This comment has been removed by the author.

      Delete
  2. Olá,

    Também comecei a pesquisar o passado da minha família e incrivelmente também ninguém se lembrava de nada. Uma história incrível, de luta, dificuldades e simplesmente esquecida ...

    Você ainda conseguiu uma foto dos imigrantes, eu não consegui chegar tão longe, o máximo que consegui foi foto do meu bisavô (filho do italiano aqui no Brasil).

    Também estou montando a genealogia, a cidadania acabou ficando para segundo plano :)

    Boas pesquisas, é um trabalho apaixonante.

    ReplyDelete
  3. Olá! Eu sou da família Tassinari de Barão do Triunfo, de onde foi feito o livro e tal. Qualquer informação que precisarem estou a disposição. E desculpe pelo transtorno em estar escrevendo só agora. Qualquer coisa estou à disposição.
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, capaz eu que agradeço o contato. Na verdade precisaria saber sim de algumas fontes, pois no livro tem algumas menções aos Miollis. Com quem posso falar? Obrigado, 1 abraço

      Delete
    2. Oi! Gostaria dr saber se nesse livro tem alguma coisa sobre o Gabriel Giannecchini. Obrigada!

      Delete
  4. Olá, também sou Tassinari, do Barão do Triunfo, gostaria de mais informações sobre a família. Como posso entrar em contato?

    ReplyDelete
  5. Olá, também sou Tassinari, do Barão do Triunfo, gostaria de mais informações sobre a família. Como posso entrar em contato?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Opa, pois sobre os Tassinari eu não sei tche, mas nesse livro sobre o Barão do triunfo tem muita coisa escrita sobre o teu trisavô Cesare :)

      Delete
  6. Olá sou Marco Tassinari. Da família de Giuseppe Tancredi Tassinari, também do Barão do Triunfo. Giuseppe veio da Itália solteiro em 1889. Se alguém quiser mais informações, me escreva.

    ReplyDelete
  7. Olá sou Marco Tassinari. Da família de Giuseppe Tancredi Tassinari, também do Barão do Triunfo. Giuseppe veio da Itália solteiro em 1889. Se alguém quiser mais informações, me escreva.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, meu nome é Luisa também sou da família do Giuseppe. Se puderes me passar algumas informações serei eternamente grata. Aguardo ansiosa! segue meu email: luisacze@gmail.com

      Delete
  8. Sou neto do Marino Tassinari e bisneto do Tassinari Cezare.Preciso da Certidao de nascimento e a certidao de casamento do Tassinari Cezare, alguem pode me ajudar ?
    contatos para e-mail cstjuniortassinari@hotmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Cezar conseguistes as certidões?
      Também sou da família, bisneta do José Antônio e tataraneta do Cesare Tassinari.
      Se tiveres informaçoes, lhe agradeço! E-mail: deisi_raphaelli@hotmail.com

      Delete
  9. Oi!Gostaria de saber se sabes algo sobre os Giannechini. Obrigada! Meu email é: carolsouza22@gmail.com

    ReplyDelete