Wednesday 29 July 2020

Minhas outras raízes italianas - os Codemo

Buenas povo, faz anos que não posto nada mas esperei terminar minhas pesquisas pra postar sobre o resto das minhas raízes italianas. O Pietro já sabemos que era de Valdobbiadene e ponto final, mas tenho outros trisavôs italianos que tracei as origens sempre com muita ajuda: os Fantin, Codemo e Bonato

Os Codemo, a casa das 7 mulheres


Acho que os Codemo foi a primeira familia que consegui tracear a origem italiana. Quando descobri que o Marco Bonato era casado com a Giacomina Codemo, sendo ela filha de Antonio e Francesca, fuçei esse sobrenome nos livros e justamente achei na colonia de Garibaldi o registro ali do Antonio na Linha Garibaldi Velha em 1884. Pela idade e nacionalidade das filhas, eles devem ter chegado por ali por volta de 1877, pois a Ernesta nasceu em 25/12/1880 em Garibaldi e já tinha uma outra irmã Elvira nascida no Brasil:



  Dalí ao ver nas Pagine Bianche italiana, ja foi evidente que os Codemo existem praticamente em uma unica cidade:  Alano di Piave, provincia de Belluno no Veneto.

O Antonio Codemo nasceu por volta de 1828 em Alano, filho de Bortolo Codemo. Ele esposou a Francesca Cecotto por volta de 1860, tambem ali de Alano e teve varias filhas (e 1 filho que deve ter falecido ) ainda na Italia. Até agora não achei em que navio ele veio para o Brasil.



  Detalhe é o fato do Antonio ter 7 filhas: além da Giacomina, justamente dentre essas 7 filhas, varias acabam se relacionando com a minha familia, direta ou indiretamente:

  • a Giacomina Codemo, minha trisavó, casou se com o Marco Bonato
  • a Maria Codemo esposou-se com Giovanni Menegotti, que era compadre dos Bonato
  • a Liberata (Paola) Codemo casou se com o Pietro Fantin, irmão da Elisa Fantin
O resto das filhas devem ter tambem se casado pela serra e nao sei muito o paradeiro. Alias o unico casamento que achei foi justamente o da Liberata Paola com o Pietro Fantin em Sao Jeronimo em 1890.  Creio que a Giacomina e a Maria se casaram pela regiao de Garibaldi mesmo e por meados de 1889 desceram a serra para o Barao.

Na Hospedaria de Charqueadas nos registros de 1889, justamente aparece os Bonato, Codemo, Menegotti como "recem chegados" rumo a Colônia do Barão do Triunfo. (treta pura, ja estavam no RS ha 5 anos no minimo).

Ali no Barão o Antonio foi um dos sócios fundadores da Società Frattellanza Italia em 1892. Já nos dados dos Lotes da Colonia feitos provavelemente entre 1894 e 1895, a Francesca Ceccoto consta ali no seu lote como Viuva, morando com a unica filha ainda jovem, a Ernestina:



Em 2017 fui para Alano visitar o paese com a minha mãe. Nao por coincidencia o prefeito era um Codemo, nome de ruas com Codemo, tudo ali parece ter Codemo no meio... mas um lugar muito bonito, no alto dos morros, bem pertinho de Valdobbiadene tambem.

No comments:

Post a Comment