Wednesday 29 July 2020

Imigrantes da "esquecida" colônia do Barão do Triunfo - Os Italianos

Olá pessoal, há muitos anos que pesquiso sobre o Barão justamente pois minha mãe nascera ali e tenho uma longa linhagem naquelas bandas.

De algum tempo comecei a pesquisar principalmente minha linhagem italiana, postei aqui justamente sobre a "Società Fratellanza Italia", fundada em 1892 pelos imigrantes italianos recém chegados.

De lá pra cá passei muito tempo analisando registros de nascimento, casamento, óbito e da inspetoria de terras, para achar paradeiros das minhas familias, os Bortolamiol (Mioli), Bonato, Fantin e Codemo.


Quem tem origens no Barão com certeza já passou pela situação de ter de explicar onde fica. Sempre que falo "tenho vários bisnonni italianos", alguém me pergunta "Eu também, de onde na serra eles são?".  Aí digo que não são da serra, são do Barão e aquela cara de interrogação fica na cara da criatura...

Não tiro muito a razão, a colonia do Barão infelizmente nunca é mencionada na maioria da literatura. Poucos estudos foram feitos por ali, muita gente acha "a mas foram meia dúzia de gatos pingados que se instalaram ali". Originalmente conhecida como "Colonia de São Feliciano", foi fundada em 1888 mas recebeu os primeiros colonos só em 1889.

Comecei aos poucos a coletar os nomes para montar um banco de dados para provar o contrario. Nesta primeira fase, coletei todas as familias italianas que encontrei na colonia, analisando os livros de nascimento, casamento e óbito, alem dos valiosos registros da inspetorias de terra feitos provavelmente em 1894/1895 e 1900. Todos esses registros estão online gratuitamente para ser acessados no FamilySearch.

Vale lembrar que a colônia era mista. Apesar de eu ter nesta primeira etapa ter transcrito só os italianos, tem centenas de familias Alemãs e Espanholas ali, alem de dezenas de Polacos e Suecos e muitas familias de origem portuguesa já há muito tempo na região com raízes em São Jerônimo, Santo Amaro do Sul e Triunfo.

No arquivo aqui elencado, escrevi os nomes usando a norma italiana "Sobrenome  + Nomes", com o sobrenome aparecendo primeiro. Alem disso, corrigi a maioria dos erros de grafia dos sobrenomes para tracear ao mais perto do original, cruzando com dados de sobrenomes existentes na Italia.

Na maioria dos registros eu coloquei o link para o evento que aponta para o registro original do FamilySearch (se não tens uma conta ali para acessar, cria que é gratuíta).

Vários registros principalmente nos meados de 1896 constam as províncias de origens dos imigrantes, esses dados foram coletados também. Infelizmente a grande maioria constava somente "natural da Italia".

São mais de 120 familias italianas que se instalaram no Barão. Esta é a lista dos sobrenomes que coletei até hoje:

Altafini, Andreotti, Andretto, Balboni, Baldo, Barbieri, Barelli, Battistella, Benso, Bertollo, Boldrini, Bombardelli, Bonato, Bonette, Borgatti, Borselli, Bortolamiol, Bulgari, Buscaroli, Carletti, Centi, Chiarotti, Chisner, Codemo, Collovini, Conter, Dalben, Danelon, Donini, Fadine, Fallavena, Fassseni, Ferioli, Forli, Forlini, Franceschi, Frodezzi, Garavello, Ghisio, Giamegini, Giannecchini, Gilli, Giordano, Govoni, Guerra, Idazini, Lambertini, Lanzarini, Lattuada, Lombardi, Manghi, Mantico, Marauci, Marcon, Mason, Mazzoni, Menegotti, Michelotti, Migliorini, Minto, Moscardini, Munari,, Mutto, Opprezzo, Pagine, Papi, Pellegrino, Pirani, Pizzio, Ponti, Pozaro, Pretto, Raffaelli, Regonaschi, Rainere, Rottoli, Ruggere, Salatti, Scagliarini, Seccaspini, Semenzato, Sperotto, Spiazzi, Spolaore, Spotti, Straccioni, Tagliasacchi, Tassinari, Vaccari, Vanini, Ventura, Verdi, Zamparini

Aqui está o link para o Banco de Dados que coletei:

Banco de Dados de imigrantes da Colônia do Barão


2 comments:

  1. ola Andrio,
    estou a procura do meu parente nascido na italia, Pietro tambem, poderia entrar em contato com voce para tirar umas duvidas, meu email brunobatista8@gmail.com
    ficarei muito feliz se conseguisse me ajudar um pouquinho.
    abraco

    ReplyDelete
  2. Oi Andrio, muito obrigada pela tua pesquisa! Ali no Giannecchini Gabriele o nome da filha era Maria Luiza e o nome da esposa, não é o mesmo nas minhas pesquisas. Se puderes entrar em contato comigo, ficarei muito feliz! Obrigada!
    carolsouza22@gmail.com

    ReplyDelete