Tuesday 14 July 2020

Minhas outras raízes italianas - os Bonato

Buenas povo, faz anos que não posto nada mas esperei terminar minhas pesquisas pra postar sobre o resto das minhas raízes italianas. O Pietro já sabemos que era de Valdobbiadene e ponto final, mas tenho outros trisavôs italianos que tracei as origens sempre com muita ajuda: os Fantin, Codemo e Bonato

Os Bonato, compadre dos Mioli 


A história dos Bonato foi o ultimo quebra cabeça a desvendar suas origens para mim. Foi trabalho de anos procurando de onde veio esse povo. Sabia de criança pela minha mãe que foi criada de pequena junto com a Nonna Bonato, a Maria Bonato esposa do João Mioli. Então fuçando ali no Barão descobri que era filha de Marco Bonato e de Giacomina Codemo. Já o Marco Bonato era filho de Gio Maria e Maria.

 Lá nas minhas pesquisas lendo todas as listas de navios do RJ muitos anos atrás, identifiquei a chegada dos Bonato em 1884. Eles vieram no Vapor Cenisio que saiu de Genova e chegou no Rio em 29/12/1884:



Na Hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores no Rio, eles saíram dia 5 de Janeiro de 1885 rumo ao sul:

Nota-se os outros "Bonato" que vieram junto no mesmo navio. Junto com o Gio Maria (Giovanni Maria) veio outra 2 familias de Bonato: a de Luigi Bonato cc. Margherita Pilatti, e a de Giacomo Bonato cc. Angela Pernechele.  Isso é um parêntese para depois....

De 1884 a 1889 não tenho ideia nem rastro desse Gio Maria Bonato e meu trisavô Marco e seu irmão Antonio. Simplesmente nunca achei nenhum registro católico ou civil mencionando eles em nenhum lugar, nem depois de 1889.  O Marco Bonato só aparece no jogo em 1889 na lista de imigrantes da Hospedaria de Charqueadas como um "imigrante recém chegado de Mantova???" rumo a recém criada do Barão do Triunfo. Dos pais e do irmão Antônio, até hoje não sei o paradeiro...

O fato é que o Marco chegou chegou no Barão já casado com a Giacomina Codemo. A familia Codemo, como veremos no proximo blog, já estava estabelecida na serra pelo menos em 1884. Alem disso, outro camarada que chegou no mesmo navio do Marco, o Giovanni Battista Meneghetti cc. Paola Codemo, irmã da Giacomina,  entrara na colônia junto com o Marco.... Alem disso, nesse mesmo ano outra irmã a Maria Luigia Codemo se casava com o Pietro Fantin, irmão da Elisa Fantin... ou seja, tudo amarrado...  O mais provável é que esses Bonato estavam sim pela serra por alguns anos, o Marco deve ter se casado com a Giacomina lá mesmo e depois debandaram via de lá.

Buenas, o Marco se estabeleceu ali pela linha Dona Amalia sendo vizinho do tal Pietro. Teve varios filhos por alí:  minha bisa Maria (1890), Joao (1892), Marco (1894), Fioravante (1897), Ricino (1899) Antonia (?) e  Elvira (1907). Possivelmente teve outros mas falta livros no Barão para provar.

Em 1915 o Marco fica viúvo, a minha trisa Giacomina falece aos 48 anos de idade... mas não perde tempo, o galo véio se casa de novo 1 ano depois com Maria Boeira em 1916... mas 4 anos depois ele falecia também em 1920 com supostamente 61 anos:


Mas de onde vieram os Bonato?  Minha mãe sempre me disse que a Nonna dizia que eles eram de Vicenza e tal... como de praxe, nunca diziam a Comune mas só a província... daí a treta:  Bonato existe por tudo, se chutar uma arvore em Vicenza é capaz de cair 10 Bonatos... Além disso, o sobrenome da mãe do Marco nunca foi citado em nenhum documento.. isso não ajudava em filtrar nada, só sabia Bonato e um provável ano de nascimento do Marco por 1860/1861.

Esse ano ainda pesquisei justamente os outros Bonato que vieram junto no mesmo navio. Com os arquivos de Bassano del Grappa recentemente online e parcialmente digitalizados, foi possivel verificar alguns dados. Pois ali descobri que tanto o Luigi Bonato como o Giacomo Bonato eram de Conco, no altopiano Vicentino. Isso já levantou a probabilidade do Gio Maria e filho Marco ser da mesma cidade.

Pois com a ajuda do grupo de genealogia do FB, com imensa gratidão ao Cleides, ele achou nos seus arquivos justamente um registro militar de Marco Bonato, filho de Gio Maria Bonato e Maria Frello, nascido justamente come esperado em Conco em 08/05/1860


Então enigma resolvido, os Bonato meu são de Conco, um vilarejo no alto das montanhas de Vicenza, um dia vou lá e posto umas fotos, parece muito bacana.. Além disso nesse registro consta dados do Marco: era alto 1,75m , era loiro de olhos acinzentados... não a toa o galo véio devia ser boa pinta pra ter casado novamente aos 56 anos :-)







2 comments:

  1. Paola Bonato, casada com Mosé Fabtin, são meus bisavós. São de perto de Bassano Del Grappa, Campolongo Sul Brenta.

    ReplyDelete