Buenas povo, faz anos que não posto nada mas esperei terminar minhas pesquisas pra postar sobre o resto das minhas raízes italianas. O Pietro já sabemos que era de Valdobbiadene e ponto final, mas tenho outros trisavôs italianos que tracei as origens sempre com muita ajuda: os Fantin, Codemo e Bonato
Os Bonato, compadre dos Mioli
A história dos Bonato foi o ultimo quebra cabeça a desvendar suas origens para mim. Foi trabalho de anos procurando de onde veio esse povo. Sabia de criança pela minha mãe que foi criada de pequena junto com a Nonna Bonato, a Maria Bonato esposa do João Mioli. Então fuçando ali no Barão descobri que era filha de Marco Bonato e de Giacomina Codemo. Já o Marco Bonato era filho de Gio Maria e Maria.
Lá nas minhas pesquisas lendo todas as listas de navios do RJ muitos anos atrás, identifiquei a chegada dos Bonato em 1884. Eles vieram no Vapor Cenisio que saiu de Genova e chegou no Rio em 29/12/1884:
Na Hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores no Rio, eles saíram dia 5 de Janeiro de 1885 rumo ao sul:
Lá nas minhas pesquisas lendo todas as listas de navios do RJ muitos anos atrás, identifiquei a chegada dos Bonato em 1884. Eles vieram no Vapor Cenisio que saiu de Genova e chegou no Rio em 29/12/1884:
Na Hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores no Rio, eles saíram dia 5 de Janeiro de 1885 rumo ao sul:
Nota-se os outros "Bonato" que vieram junto no mesmo navio. Junto com o Gio Maria (Giovanni Maria) veio outra 2 familias de Bonato: a de Luigi Bonato cc. Margherita Pilatti, e a de Giacomo Bonato cc. Angela Pernechele. Isso é um parêntese para depois....
De 1884 a 1889 não tenho ideia nem rastro desse Gio Maria Bonato e meu trisavô Marco e seu irmão Antonio. Simplesmente nunca achei nenhum registro católico ou civil mencionando eles em nenhum lugar, nem depois de 1889. O Marco Bonato só aparece no jogo em 1889 na lista de imigrantes da Hospedaria de Charqueadas como um "imigrante recém chegado de Mantova???" rumo a recém criada do Barão do Triunfo. Dos pais e do irmão Antônio, até hoje não sei o paradeiro...
O fato é que o Marco chegou chegou no Barão já casado com a Giacomina Codemo. A familia Codemo, como veremos no proximo blog, já estava estabelecida na serra pelo menos em 1884. Alem disso, outro camarada que chegou no mesmo navio do Marco, o Giovanni Battista Meneghetti cc. Paola Codemo, irmã da Giacomina, entrara na colônia junto com o Marco.... Alem disso, nesse mesmo ano outra irmã a Maria Luigia Codemo se casava com o Pietro Fantin, irmão da Elisa Fantin... ou seja, tudo amarrado... O mais provável é que esses Bonato estavam sim pela serra por alguns anos, o Marco deve ter se casado com a Giacomina lá mesmo e depois debandaram via de lá.
Buenas, o Marco se estabeleceu ali pela linha Dona Amalia sendo vizinho do tal Pietro. Teve varios filhos por alí: minha bisa Maria (1890), Joao (1892), Marco (1894), Fioravante (1897), Ricino (1899) Antonia (?) e Elvira (1907). Possivelmente teve outros mas falta livros no Barão para provar.
Em 1915 o Marco fica viúvo, a minha trisa Giacomina falece aos 48 anos de idade... mas não perde tempo, o galo véio se casa de novo 1 ano depois com Maria Boeira em 1916... mas 4 anos depois ele falecia também em 1920 com supostamente 61 anos:
Mas de onde vieram os Bonato? Minha mãe sempre me disse que a Nonna dizia que eles eram de Vicenza e tal... como de praxe, nunca diziam a Comune mas só a província... daí a treta: Bonato existe por tudo, se chutar uma arvore em Vicenza é capaz de cair 10 Bonatos... Além disso, o sobrenome da mãe do Marco nunca foi citado em nenhum documento.. isso não ajudava em filtrar nada, só sabia Bonato e um provável ano de nascimento do Marco por 1860/1861.
Esse ano ainda pesquisei justamente os outros Bonato que vieram junto no mesmo navio. Com os arquivos de Bassano del Grappa recentemente online e parcialmente digitalizados, foi possivel verificar alguns dados. Pois ali descobri que tanto o Luigi Bonato como o Giacomo Bonato eram de Conco, no altopiano Vicentino. Isso já levantou a probabilidade do Gio Maria e filho Marco ser da mesma cidade.
Pois com a ajuda do grupo de genealogia do FB, com imensa gratidão ao Cleides, ele achou nos seus arquivos justamente um registro militar de Marco Bonato, filho de Gio Maria Bonato e Maria Frello, nascido justamente come esperado em Conco em 08/05/1860
Então enigma resolvido, os Bonato meu são de Conco, um vilarejo no alto das montanhas de Vicenza, um dia vou lá e posto umas fotos, parece muito bacana.. Além disso nesse registro consta dados do Marco: era alto 1,75m , era loiro de olhos acinzentados... não a toa o galo véio devia ser boa pinta pra ter casado novamente aos 56 anos :-)
Paola Bonato, casada com Mosé Fabtin, são meus bisavós. São de perto de Bassano Del Grappa, Campolongo Sul Brenta.
ReplyDeletePaola Bonato era mãe de Moisé Fantin
DeleteOlá tudo bem? Marco bonato meu trisavô- meu Instagram Alyssonbonattoo, gostaria de saber mais informações amigo, grande abraço baita informação
ReplyDelete