Friday 10 July 2020

Minhas outras raízes italianas - os Fantin

Buenas povo, faz anos que não posto nada mas esperei terminar minhas pesquisas pra postar sobre o resto das minhas raízes italianas. O Pietro já sabemos que era de Valdobbiadene e ponto final, mas tenho outros trisavôs italianos que tracei as origens sempre com muita ajuda: os Fantin, Codemo e Bonato

A Esposa do Pietro, Elisabetta Fantin


A Elisabetta Fantin, detta "Elisa", nasceu em Carmignano di Brenta , em província de Padova, em 14/03/1868. Ela era filha de Eliseo Fantin, que vendia "canha" lá pela região ( claro nao cachaça, na verdade Licores e Grappa) e de Anna Cola.  A Elisa também tinha um irmão mais velho, o Pietro Fantin, que veio para o Brasil nos meados de 1880. Este Pietro veio trabalhar nas minas de carvão de São Jerônimo e logo logo virou comerciante. Teve vários filhos alí pela região.

A Elisa ficou órfão cedo, pois o pai dela faleceu em 1871. Tenho suspeitas que a mãe Anna casou-se novamente com Sante Marcon, pois em 1888 a Elisa, a mãe Anna e o tal Sante emigraram juntos no mesmo navio Cheribon.  Com o irmão Pietro já alí por São Jerônimo, foram direto para encontrá-lo como se ve no registro da hospedaria de imigrantes de 1888:


Um ano depois de sua chegada, a Elisa já se arranjou em casamento. Em 29/12/1889 ela casou-se com Giuseppe Ciola, um trentino de Levico Terme.  O Giuseppe era mineiro, devia ser um compadre do irmao da Elisa dos tempos das minas, esse o registro de casamento muito detalhado constando origens de todo mundo:




Epa pera í, mas ela não era a esposa do Pietro?  Acontece que por vias sinistras, esse tal Giuseppe foi morto a tiros em 1891. Lí isso na Habilitação de Casamento do Pietro com a Elisa, dose né? Porém neste mesmo ano em 10/2/1891 a Elisa teve um filho com ele, o José Ciola. Ou seja ela ficou viúva com um bebê na mão...

Dalí como ela conheceu o Pietro, não se sabe, só se sabe que meu bisavô João Mioli nascera em 1894... então acho que logo depois de ficar viúva ela deve ter conhecido o Pietro e se encantou com o papo dele...

Tiveram 7 filhos juntos e o figliastro José Ciola foi criado junto como filho igual, o irmão mais velho.. para isso tem que tirar o chapéu... só se casaram no civil em 1905, nunca entendi o porquê...

Já nos papos de "causos de familia", escutei a estória de uma tia-avó minha me contou que quando eles tinha 5 filhos pequenos (então ali por 1910 mais ou menos ), o Pietro ganhou uma grana e sumiu... dizem que ele queria voltar para a Italia e abandonou a familia ali na cara dura... A Elisa tinha então prometido se matar e os filhos juntos se ele não voltasse até o fim do mes.. e diz o causo que ele voltou com o rabo no meio das pernas tipo 2 dias antes da promessa, por coincidência pois não conseguiu embarcar pois não tinha passaporte...  Não sei o quanto é verdadeiro, mas vale a pena relatar o causo ( que treta!!!)

A Elisa faleceu em 17/11/1944, com 76 anos de idade, ainda junto com o seu marido Pietro, que conviveram por 50 anos enfrentando varias barras mas perseverando:




Eis a foto da familia Mioli (não é Mioli pô, é Bortolamiol...), com a Elisa sentada no canto direito da foto (provavelmente de meados de 1925)

Em 2017 fomos passear em Carmignado di Brenta para conhecer o lugarejo, visitamos a igreja e a pia batismal onde a Elisabetta foi batizada a quase 150 anos atras:





No comments:

Post a Comment